Reorganização no ensino de SP vai fechar 24 escolas da capital Prédios poderão ser aproveitados pela Prefeitura para virar creche. Lista do total de 94 escolas do estado será divulgada até o final da semana.

Posted On 28/10/2015

Filed under Uncategorized

Comments Dropped leave a response

O secretário de Educação de São Paulo, Herman Voorward, disse nesta terça-feira (27) que das 94 escolas que serão fechadas e os prédios serão disponibilizados pela reorganização no ensino estadual, 24 ficam na capital. Elas poderão ser repassadas para a Prefeitura da Capital para se tornar creche, por exemplo. O secretário não detalhou quais unidades seriam liberadas.

 

MUDANÇA NO ENSINO
Rede estadual de SP será reorganizada

Voorward disse ainda que  a secretaria deverá divulgar até o final desta semana as escolas que serão alvo de reestruturação. “Oficialmente a secretaria até o final dessa semana vai apontar todas as escolas que deixarão de atender aquele público mas serão utilizadas de outra forma para a educação”, afirmou.

“Um número muito significativo são escolas municipais, que estavam sendo compartilhadas e agora voltam para o município. Nós simplesmente vamos colocamos nosso aluno em outra escola. Essa lista até o final dessa semana vai estar à disposição”, disse o secretário.

Ao todo, a reorganização do ensino vaidisponibilizar 94 das 5.147 escolas do estado. No total 1.464 unidades estarão envolvidas na reconfiguração, mudando o número de ciclos de ensino que serão oferecidos.

Segundo a secretaria, 311 mil alunos terão de mudar de escola do total de 3,8 milhões de matriculados. A mudança atinge ainda 74 mil professores.

Professores da rede estadual de ensino viraram de costas para o Secretário Estadual de Educação de São Paulo, Herman Voorward, durante audiência pública na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (27). Na sessão está sendo discutido o projeto de lei do Plano Estadual de Educação, que vai definir as diretrizes na área pelos próximos dez anos.

Professores dão as costas para a bancada onde o secretário da Educação Herman Voorward discursava na Assembleia Legislativa de São Paulo (Foto: Roney Domingos/G1)Professores dão as costas para a bancada onde o secretário da Educação Herman Voorward discursava na Assembleia Legislativa de São Paulo (Foto: Roney Domingos/G1)

Além do secretário, participou da audiência a presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel. A entidade é contra a reorganização dos alunos das escolas estaduais por ciclo, medida detalhada nesta segunda-feira (26) pelo governo.

Uma das principais críticas diz respeito ao fechamento de 94 escolas estaduais, que ganharão outros usos na área de educação. A rejeição às mudanças anunciadas também levou o governador Geraldo Alckmin a ser vaiado nesta terça, durante visitada à cidade de Campo Limpo Paulista (veja no vídeo abaixo).

Na Assembleia, manifestantes começaram a vaiar e gritar palavras de ordem contra assim que o secretário começou a apresentar as propostas do governo.

Em agosto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei 1038/2015, sobre o Plano Estadual de Educação.

A proposta deveria ter sido aprovada em 24 de junho, como estabelecido pelo Plano Nacional de Educação, sancionado em 2014. Mas ainda não foi aprovada pelos deputados estaduais paulistas.

A proposta apresenta 23 metas a serem cumpridas dentro dos dez anos de vigência da lei. Entre as metas, está a inclusão de um novo modelo de currículo para o Ensino Médio.

“Outra novidade é a proposta de criar um Centro de Estudos Avançados para a formação do professor, com parcerias com universidades (estaduais e federais), que garantam a certificação dos cursos”, diz a Secretaria da Educação.

O Plano Estadual de Educação estabelece ainda metas para a alfabetização de crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s