Promotor baleado na porta de casa no AM diz não ‘temer bandidagem’ Promotor de Justiça foi abordado por homens quando chegava em casa. Paulo Stélio sobreviveu e recebe proteção; MP e polícia investigam caso.

Posted On 18/05/2015

Filed under Uncategorized

Comments Dropped leave a response

Pormotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Pormotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

O promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães, baleado ao chegar em casa na sexta-feira (15) em Manaus, declarou que a ação não o intimidará. “Temos que ser um MP [Ministério Público] sem medo de enfrentar a bandidagem”, disse em entrevista ao G1, nesta segunda-feira (18). O caso é investigado pela Polícia Civil e por uma força-tarefa do Ministério Público. O crime foi registrado pelo circuito de vigilância da residência do promotor (veja vídeo abaixo).

No momento do crime, dois homens em uma motocicleta abordaram o promotor, que tentava estacionar o carro na garagem de casa, situada na Zona Oeste da cidade. Um dos suspeitos desceu do veículo e efetuou os disparos. A dupla fugiu em seguida.

Ao G1, o promotor relatou que não sabe o que teria motivado o crime, mas ressaltou que a atuação de um promotor de Justiça incomoda pessoas que cometem irregularidades e crimes.

“Estou mais motivado ainda. Com esse episódio, percebemos que a sociedade está cada vez mais vulnerável e precisamos de um Ministério Público atuante, firme, forte e sem medo de enfrentar a bandidagem. Isso, ao invés de me deixar mais tímido, deixou mais disposto a fazer meu trabalho”, afirmou o promotor.

Paulo Stélio é titular da 63ª Promotoria de Urbanismo, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), mas já atuou em varas do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus e na Vara de Execuções Penais (VEP).

As principais linhas de investigação da Polícia Civil são tentativa de assalto e de homicídio em razão da atividade exercida pelo promotor no Ministério. Sigiloso, o caso é apurado pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).

“A polícia está verificando se existem várias linhas para serem seguidas nas investigações. O promotor de Justiça sempre desagrada às pessoas que estão fazendo as coisas erradas e que se acham tolhidas na sua atuação criminosa. Sempre temos as pessoas que ficam satisfeitas com atuação do Ministério Público e outro lado da bandidagem que fica insatisfeita. Atuei no Tribunal do Júri e na Vara de Execuções Penais, mas não sei se tem alguma ligação. Vamos esperar para ver o que a polícia pode esclarecer dentre as hipóteses”, comentou o promotor.

Paulo Stélio recebeu alta médica no sábado (16). Após o crime, ele e familiares passaram a receber proteção, como escolta policial.

Entenda o caso
O promotor foi abordado por dois homens, no bairro Ponta Negra. Uma câmera de segurança da residência onde ele mora registrou a ação dos suspeitos. Nas imagens, a vítima aparece chegando de carro na casa, por volta das 13h30. Ao colocar o veículo na garagem, ele é surpreendido pela dupla, que invadiu o local em uma motocicleta.

Nas imagens, o criminoso que estava na garupa da moto desce e ameaça o promotor com um revólver. O suspeito chegou a forçar as portas do veículo para que a vítima saísse do automóvel. O promotor chegou a buzinar para chamar a atenção dos vizinhos, mas foi alvejadou por tiros de pistola calibre 380.

Ao todo, três tiros foram disparados. Dois tiros atingiram o promotor, sendo um deles na clavícula esquerda. Ele foi encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, de onde recebeu alta na manhã de sábado (16) e se recupera em casa.

Em nota, o Ministério Público do Estado do Amazonas afirmou que montou uma força-tarefa para investigar o caso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s