Presos mais sete suspeitos de participação em ataques em SC

Posted On 21/10/2014

Filed under Uncategorized

Comments Dropped leave a response

8
Imprimir Comunicar erro

A Polícia Militar de Santa Catarina prendeu nesta terça-feira (21) sete pessoas suspeitas de envolvimento na onda de ataques criminosos que vem ocorrendo no Estado desde o final do mês de setembro. Os suspeitos foram presos na cidade de Lages, a cerca de 300 quilômetros de Florianópolis, por policiais do setor de inteligência e de patrulhamento tático em meio à Operação Contra-Ataque.

Relembre as ondas de violência em SC
  • Como tudo começou

    O estopim foi o assassinato da agente penitenciária Deise Alves, mulher do diretor do presídio São Pedro de Alcântara, Carlos Alves. Após descobrir que a morte foi ordenada por líderes do PGC da unidade, o diretor espancou e torturou presos, que reagiram ordenando os ataques. Alves foi demitido pelo governador no quinto dia dos ataques, o que fez os ataques diminuírem até cessar.

  • O que aconteceu das outras vezes

    O PGC ordenou ataques em 2012 (58 incidentes, 27 ônibus incendiados, em 16 cidades) e 2013 (111 incidentes, 45 ônibus incendiados, em 36 cidades). Os líderes orientavam da cadeia os comparsas nas ruas numa tentativa de obter regalias. A segunda onda acabou após a Força Nacional de Segurança ocupar os presídios e transferir 40 líderes. 83 pessoas foram condenadas pelos ataques.

Desde o dia 26 de setembro os órgãos de segurança catarinenses registraram 110 ocorrências relacionadas à onda de crimes, e a suspeita é de que a ordem para os ataques tenham partido de dentro de presídios. Os principais alvos dos criminosos foram ônibus, instalações públicas e casas de policiais.

Ao todo 72 pessoas foram presas por suspeita de envolvimento nos ataques e 23 adolescentes foram apreendidos. Para tentar conter os atos de violência, homens da Força Nacional de Segurança estão em Santa Catarina desde o dia 8 em apoio às ações da Polícia Rodoviária Federal de patrulhamento das estradas federais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s