Greve da PM deve acabar nesta tarde, dizem governador e líder grevista Leia mais em: http://zip.net/bxm8xf

Posted On 17/04/2014

Filed under Uncategorized

Comments Dropped leave a response

Carlos Madeiro
Do UOL, em Maceió

Ampliar

Polícia Militar entra em greve em Salvador39 fotos

19 / 39

16.abr.2014 – Membros da Exército chegam à Bahia nesta quarta-feira (16) para assumir o comando da segurança do Estado, por causa da greve dos policiais militares, iniciada na noite dessa terça (15) pela categoria, após decisão em assembleia. Inicialmente, o governo informou que serão disponilibilizados mais de 5.000 homens das Forças Armadas e da Força Nacional Leia mais Carla Ornelas/GOVBA

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse que a greve da Polícia Militar deve acabar ainda nesta quinta-feira (17), em reunião que ocorre nesta tarde.

“Há grande chance que aconteça o fim da greve agora, no começo da tarde. A proposta estão levando agora é a quase a mesma que eu fiz antes de começar a greve, e agora tudo indica que será aceita. Desde o começo nós mantivemos uma linha de negociação. Temo o quinto melhor salário do pais, e não há nenhuma discrepância nisso”, disse, em entrevista a Globo News.

Horas antes, um dos líderes dos grevistas e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Marco Prisco, havia dito que a greve poderia acabar em horas.

Apesar a confiança, o governador afirmou que não vai deixar de estudar medidas para garantir a segurança da população nas cidades, que registram saques, arrastões e aumento no número de homicídios e assaltos.

“Na outra linha, estamos trabalhando com aquilo que pedi à presidente, que foi a garantia da lei e da ordem. Já chegaram tropas. Estamos com a cúpula da segurança para fazermos tudo que for preciso para devolver a segurança à população.”

Wagner ainda disse que existe hoje uma preocupação nacional com a questão de greves de militares. “É uma preocupação de todos, da presidente, ao STF (Supremo Tribunal Federal). Eles não têm direito à greve porque eles  precisam garantir a segurança das pessoas”, disse.

Nesta quinta-feira, o governador se reúne com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo; o comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra; o diretor geral da Polícia Federal, Leandro Daiello; o ministro da Defesa Interino, Brigadeiro Saito; e o chefe da Casa Militar, coronel Carlos Augusto Gomes. Todos foram a Salvador discutir o problema da segurança na Bahia.

Durante o encontro, foi fechada uma proposta, que será apresentada em assembleia nesta tarde, para apreciação da categoria. Se aprovada, a proposta põe fim a greve da PM, deflagrada nesta terça.

“Notei que há desejo de todas as partes de que acordo aconteça. A esperança é a última que morre”, disse o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que foi convidado a participar da reunião para abençoar um possível acordo.

O comandante da PM, coronel Alfredo Castro, não quis falar em acordo, mas disse que a PM “cedeu em muitas partes”.

Questionado sobre a anistia dos envolvidos na greve de 2012, que era um dos pontos de impasse para o fim do movimento, o coronel disse que o termo anistia não era o mais adequado. “Os atos administrativos estão sendo revistos”, informa.

Sobre outro ponto crucial – o reajuste para os policiais militares -, o comandante disse que “houve mudança em relação à gratificação”, sem explicar a alteração.

Após o encontro, o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Marco Prisco, seguiu para o Wet’n Wild, na avenida Paralela, onde os grevistas estão reunidos e acontecerá a assembleia para apreciar a proposta do governo.

(Com “A Tarde”)

Leia mais em: http://zip.net/bxm8xf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s