Mulher morre após queda de estrutura metálica na Marina da Glória Local abrigava a 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. Segundo Secretaria municipal de Saúde, outras 3 pessoas ficaram feridas.

Posted On 24/11/2012

Filed under Uncategorized

Comments Dropped leave a response

Uma mulher morreu e três pessoas ficaram feridas, na tarde deste sábado (24), após a queda de uma estrutura metálica na Marina da Glória, na Zona Sul do Rio. O local abrigava a 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (o Brasil Rural Contemporâneo), que foi suspensa. Até as 20h30 deste sábado, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, patrocinador do evento, ainda não havia informado se a feira será reaberta neste domingo (25).

Segundo informações da Secretaria municipal de Saúde, Adriana Ribeiro de Jesus Porto, de 64 anos, teve um traumatismo torácico ao ser atingida por parte da estrutura. Ela chegou com vida ao Hospital Souza Aguiar, no Centro, mas faleceu pouco depois.

Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, outros duas pessoas, com ferimentos leves, foram liberadas da mesma unidade, no início da noite. Um outro visitante da feira, um homem de 34 anos que teve costelas fraturadas, foi transferido para o Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul, onde será operado. Ele está consciente e passa bem.

Público ajuda a erguer a estrutura metálica tombada na Marina da Glória pouco depois do acidente, na tarde deste sábado (24) (Foto: Marcos Estrella/TV Globo)Público ajuda a erguer a estrutura metálica tombada na Marina da Glória pouco depois do acidente, na tarde deste sábado (24) (Foto: Marcos Estrella/TV Globo)

Segundo testemunhas, o acidente aconteceu por volta das 15h. O vento era forte, o que pode ter provocado a queda da estrutura de alumínio localizada próximo à praça de alimentação do evento. Houve tumulto e correria. Alguns visitantes ajudaram a socorrer quem ficou preso sob a estrutura. De acordo com testemunhas, uma ambulância do Samu demorou cerca de 30 minutos para chegar ao local do acidente.

A feira foi imediatamente suspensa, mas houve confusão devido à saída e à entrada simultâneas do público. Ainda não há informações sobre o ressarcimento do valor dos ingressos para a feira, que seria realizada até domingo (24).

Um dos feridos recebe os primeiros socorros logo após o tombamento da estrutura metálica (Foto: Marcos Estrella/TV Globo)Um dos feridos recebe os primeiros socorros logo após o tombamento da estrutura metálica (Foto: Marcos Estrella/TV Globo)

No Hospital Souza Aguiar, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, disse que estava na unidade para conversar com todas as famílias das vítimas. Segundo ele, o Ministério aguarda o resultado de laudo da Defesa Civil para, uma vez conhecidas as causas do acidente, determinar a responsabilização. “De acordo com os resultados da perícia, vamos acionar os responsáveis técnicos pelo projeto e pela instalação da estrutura”, afirmou Müller, acrescentando que a engenharia das instalações da feira era de responsabilidade da CS2 Eventos, contratada via licitação.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Agrário lamentou o ocorrido. Veja a íntegra do comunicado:

“O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lamenta o acidente ocorrido na tarde deste sábado na Feira Nacional da Agricultura Familiar, provocado pela queda de uma estrutura metálica, que resultou em três feridos e uma vítima fatal.

O MDA se solidariza com as famílias das vítimas e vem por meio desta dar conhecimento das providências adotadas.

As vítimas foram atendidas no local e, prontamente, encaminhadas ao Hospital Souza Aguiar. Os visitantes e expositores foram orientados a deixar o local por medida de precaução.

Neste momento a prioridade é prestar atendimento às vítimas e aos familiares.

Além disso, o registro policial foi feito e aguardamos as perícias para identificar as causas do acidente.

A programação da feira está suspensa e aguarda o laudo da Defesa Civil, que está no local verificando as condições das instalações.

O MDA aguarda e confia na apuração das causas do acidente.”

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s